COMUNICADO – CARNAVAL DE MINAS 2006 - PERDE O ARCO ÍRIS!
É com imensa tristeza que o Grêmio Recreativo Escola de Samba UNIDOS DO ARCO ÍRIS comunica que não desfilará no Carnaval de 2006, em Belo Horizonte.
Cumprimos todas as etapas do regulamento ao longo do ano de 2005, como o registro da escola, apresentação do enredo, a composição do samba-enredo, e a inscrição de 400 participantes e 70 músicos componentes da bateria. Enviamos, inclusive, projeto ao Minc para desenvolvimento de oficinas profissionalizantes do fazer carnavalesco. Infelizmente, não passou na segunda etapa.
O ator-transformista Aisla Pirv defendeu as cores da escola na eleição oficial da Rainha do Carnaval da Cidade de Belo Horizonte, e conseguimos alterar o regulamento incluindo o direito de homens integrarem a ala das baianas, reiterando, mais uma vez, nosso compromisso de nos mantermos fiéis à causa GLBT.
Infelizmente, a captação de recursos que empreendemos não atingiu a quantidade necessária para executarmos o enredo – carros alegóricos, adereços e fantasias, incluindo a contratação da mão-de-obra.
Acionamos costureiras e encomendamos várias alegorias - que, junto aos adereços e elementos de cenografia terão de ser desmontados para reaproveitamento de umas poucas partes (não a
chamos de bom tom colocar aqui o montante do prejuízo financeiro).
Conseguimos algumas importantes parcerias na iniciativa privada, mas não pudemos contar com o apoio oficial da prefeitura, a chamada subvenção, sem a qual nosso projeto tornou-se inviável. Poderíamos desfilar “de qualquer jeito”, mas, após exaustivas reuniões decidimos optar por não “fazer feio” na avenida. E posso lhes assegurar que lágrimas não faltaram quando, enfim, chegamos a esta decisão.
Mas não há de ser nada. Já estamos com projetos para 2007, na cabeça e na prancheta.
Dizem que é tropeçando que se aprende a caminhar. É verdade. Certamente aprendemos muito, e essas lições serão de enorme valia daqui pra frente.
Queremos agradecer aos amigos e amigas, daqui e de todo o Brasil que muito especialmente empenharam seu carinho e ofereceram todo tipo de ajuda. Podem ter certeza que contamos com vocês e estaremos juntos ao longo deste ano, no desenrolar de um novo enredo.
Fé em Deus e samba pra frente, que lá tem gente!
Abreijos a tod@s,
Osmar Rezende
Presidente
G.R.E.S. Unidos do Arco Íris
Belo Horizonte, 22 de fevereiro de 2006.
