O Carnaval como manifestação GLBTS
Todos sabemos o quanto as manifestações carnavalescas estão intrisecamente ligadas ao universo da homossexualidade. Não brilho de carnaval que não tenha o dedinho de um gay no meio, desde os remotos corsos, até Joasinho Trinta, passando por Clóvis Bornay, Evandro Castro e Lima e tantos outros que maravilharam com seu colorido diferente o reinado de Momo.

Agora, surgiu uma porta nova, uma maneira também diferente de brincar o Carnaval, um espaço onde a irreverência brincalhona pode se unir às reivindicações da comunidade GLBTS.

A recém criada Unidos do Arco Íris, não se propõe a ser apenas a 1ª escola de samba GLS do Brasil, pois está convidando a todos do movimento homossexual a expor e defender ali suas bandeiras. Este convite foi feito formalmente e na Internet desde a criação da associação, em 23 de setembro deste, e é com tristeza que não vemos nenhuma entidade GLBTS manifestando interesse em participar do desfile.

Inúmeras mensagens de apoio e congratulações chegaram de todo o país, o que muito nos encheu de orgulho e esperança. Víamos ali o início de uma nova idéia, uma grande festa popular e ao mesmo tempo cívica se anunciando, um norte que certamente irá jogar uma luzinha especial em milhares de cabeças por este Brasil afora, mas a proximidade do Carnaval se adiantando e a ausência de parceiros GLBTS nos deixam expectativos e temerosos.

A proposta é que cada corrente tome conta de uma ala; gays e bis, lésbicas, transexuais, travestis, drags e transformistas, e os simpatizantes.Cada ONG poderá organizar sua ala de acordo com suas metas, e veicular sua mensagem na fantasia, em cartazes, no carro alegórico que por ventura queira montar, e mesmo sua logomarca em camisetas. Se tiver patrocinadores, a inserção de suas logomarcas está liberada pela Belotur - empresa municipal que organiza o Carnaval.
Outrossim, vimos frisando que o "S" da sigla GLS é, sim, de Simpatizante, mas, neste caso, é também de Sambista, venha de onde vier, deixando bem claro que a escola é pela Diversidade.
Esta Diversidade já está se fazendo presente: a bateria da escola, 80 integrantes e seus instrumentos, foi-nos cedida por duas tradicionais agremiações carnavalescas de Belo Horizonte, e os integrantes da ala de deficientes físicos são cadeirantes voluntários da Associação Mineira de Paraplégicos. "Oficialmente", nenhum gay entre essas parcerias; apenas simpatizantes.

Assim, conclamamos todas entidades e grupos GLBTS a participarem deste desfile, transformando-o em uma belíssima e alegre manifestação por nossos direitos e sonhos. Temos nas mãos a oportunidade mágica de externarmos todas as nossas fantasias; as que cobrem o corpo e as que vestem a alma. E, unidos, nosso Arco Íris vai brilhar mais lindo ainda..

Contatos através do e-mail:
unidosdoarcoiris@yahoo.com.br.
Mais informações, croquis de fantasias e letra do samba enredo:
http://www.beagay.com/unidos/

Contando com a compreensão e apoio de todos vocês,
com carinho,
Osmar Rezende
GRES Unidos do Arco Íris
Belo Horizonte - MG

- enviado por Marccelus @ 3:14 PM
Comments: Post a Comment




Arquivo
December 2004
January 2005
January 2006
February 2006